terça-feira, 13 de outubro de 2009

Hangar da leitura fez a criançada voar alto

--------------------------------------------------------------------------------

20:34 - segunda-feira, 12 de outubro de 2009


Um hangar é um local para guardar aviões. São grandes espaços, onde os instrumentos de grandes voos “descansam” antes de subir aos céus novamente. Nesta edição da EXPOAER, que aconteceu nesta segunda-feira, no entanto, um dos hangares da Base Aérea de Canoas se tornou um local de portas abertas para o conhecimento. E lá dentro as crianças deram livre curso à imaginação. Leram, brincaram, pintaram gravuras. Cada um, a seu modo, teve seu momento de avião para voar alto, por onde quisesse. O espaço, promovido pela Secretaria de Cultura do município, ficou aberto durante todo o evento reunindo milhares de pessoas no local. Uma delas não desgrudou os olhos de um livro. A pequena Sofia Trindade Vieira, 4 anos, mal sabe ler e já interpretava a obra. “Tem uma princesa muito querida aqui”, afirmou.


Richard Felipe da Silva, 12 anos, também aproveitou as atividades no hangar. O interesse pelos livros de poemas fez com que ele se interessasse por uma obra do gênero disponível no local. “Eu escrevo poesias também, então aproveito para me inspirar”. Já a menina Júlia Souza, 10 anos, preferiu jogar uma partida de xadrez com peças gigantes. Praticante da modalidade há um ano, ela adorou a novidade. “Até então eu só tinha jogado com peças pequenas. Assim, do alto, dá para observar melhor a estratégia do adversário”. Júlia viajou duas horas com a família para visitar o evento e o hangar. Acompanhada da mãe, do pai e da avó, ela veio de Camaquã para conferir a programação. Cristine Souza, 31 anos, acompanhava a empolgação da filha. “As atividades oferecidas aqui são bastante lúdicas e interessantes. Adoramos e vamos voltar outras vezes”, ressaltou.


O Secretário Jéferson Assumção afirma que o hangar, pela primeira vez montado na EXPOAER, foi pensado justamente para lembrar a crianças e pais do Dia Nacional da Leitura, comemorado na mesma data do Dia das Crianças desde janeiro, quando foi instituído por decreto pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Os livros que não foram distribuídos pelos pára-quedistas foram doados no hangar. “Aproveitamos essa festa na Base e conseguimos fechar a parceria. Quando se coloca o livro no cotidiano dos pequenos, em um lugar de destaque no imaginário coletivo, o retorno é imediato”. O prefeito Jairo Jorge, que também distribuiu os livros, lembrou que o slogan dos 70 anos do município é “Voa, Canoas”. Por isso, nada mais justo que o presente destas crianças fossem os livros e as atividades desenvolvidas especialmente para elas. “Essa distribuição de obras infantis vem ao encontro dessa proposta. Queremos plantar esta semente nos pequenos cidadãos canoenses”. As atividades desta segunda-feira fazem parte do programa “Canoas - Cidade de leitores”. Durante quatro anos, uma série de ações serão focadas com o intuito de difundir a leitura na cidade.


Cris Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário