terça-feira, 13 de outubro de 2009

O dia em que os livros vieram do céu

--------------------------------------------------------------------------------

20:33 - segunda-feira, 12 de outubro de 2009


Amanda Israel, 9 anos, estava concentrada pouco antes das 13h desta segunda-feira, 12. Procurando por uma aeronave anunciada pelo sistema de auto falante da Base Aérea de Canoas, de repente, ficou para com os olhos vidrados para o alto. De um céu azul desciam oito pára-quedistas, em uma cena que chamou a atenção das mais de 70 mil pessoas que passaram pelo local neste dia das crianças. Amanda só desprendeu o olhar dos acrobatas quando a equipe pisou em terra firme. E ao abrir o macacão próprio para o esporte, todos guardavam um grande tesouro do Dia Nacional da Leitura: uma coleção de livros. A menina correu ao encontro dos atletas, que distribuíam kit´s com seis histórias. E sorriu ao abrir o pacote. “Eu adoro ler contos de fadas”, declarou extasiada.


E tem gente que nem sequer sabe ler e já saiu com um kit na mão. Arthur Peres, de apenas 3 anos, ainda não foi alfabetizado mas não desgrudou da coleção que ganhou. A mãe do garoto, Sheila Peres, afirma que o menino adora olhar as gravuras dos livros. “Ele logo correu para pegar um kit, estava muito feliz com a apresentação”. Já Henrique Rocha, 13 anos, estava empolgado com a descida dos acrobatas. “Eu adoro aviões e foi muito legal ver eles descendo”. A professora Márcia Santos, mãe de Henrique, achou louvável a distribuição dos livros de uma forma tão mágica. “É uma atividade descontraída e emocionante. Com certeza vai despertar o interesse pela leitura nas crianças”, declara.


A descida do céu com as obras só foi possível através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do município com a editora Paulus, que doou 18 mil livros para distribuição durante a EXPOAER, que acontece anualmente na base aérea, sempre no dia das crianças. O Secretário Jéferson Assumção afirma que uma atividade deste porte foi viável pela boa imagem que tem a cultura da cidade. “A editora acreditou no nosso trabalho e afirmou, durante as tratativas, que a aposta foi um reflexo dos projetos que estão sendo feitos no município”. Para ele, a entrega pelos pára-quedistas abre uma questão muito maior. “As crianças olham para o céu, ficam fascinadas e pensam, quase inconscientemente, que podem voar muito alto se tiverem o hábito da leitura”.


A parceria deve ser repetida nas próximas edições da EXPOAER. Cada criança ganhou, além dos livros, uma viseira para se proteger do forte mas abençoado sol, que trouxe ainda mais brilho ao fascínio dos pequenos – no dia dedicado a eles – e dos adultos, que voltaram a ser crianças por alguns instantes.



Cris Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário